Av. Itaú, nº 450, Dom Cabral, 30535-012, Belo Horizonte

Formação Pastoral/Missionária

Essa dimensão visa à compreensão da Igreja e do mistério presbiteral; e a preparação para a vida eclesial, na abertura para a vida missionária, tendo presente alguns meios: observação da caminhada pastoral de uma comunidade; participação na comunidade eclesial; conhecimento da pastoral orgânica da Igreja local; especial atenção aos desafios da pastoral urbana; experiência em situações limites em que vive o povo; visitas a presídios, asilos, orfanatos, casas de recuperação de dependentes químicos; partilha de experiências; atenção especial a temáticas que envolvem fortemente a humanidade toda, como direitos humanos e aquecimento global.

5.1 –  Meios:

Considerando que o ano propedêutico é uma segunda fase de um processo de discernimento vocacional para ingressar no seminário maior, a experiência nesta dimensão precisa ser adequada a este momento, sem pular etapas. Portanto:

 

  • Os propedeutas participarão dos eventos regionais e diocesanos orientados pelos formadores de acordo com a programação da casa e do calendário diocesano.
  • No calendário Diocesano, regional e paroquial há vários eventos dos quais os propedeutas podem participar, sempre que possível;
  • Orientados pelo formador da casa os formandos do propedêutico, para exercitar sua caridade pastoral poderão periodicamente visitar o hospital, o asilo, participar da pastoral da esperança, clínica de recuperação de dependentes químicos, enfermos em seus domicílios. Esse trabalho pode ser feito na companhia dos ministros da eucaristia, da pastoral da saúde, da pastoral da esperança que realizam um trabalho programado nestas instituições da paróquia onde está situada a casa de formação.
  • Os propedeutas participarão da semana santa e das experiências de missão juntamente com os formandos da filosofia e da teologia, de acordo com a programação de cada ano.