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Formação comunitária

Fundamento e finalidade

Jesus chama seus apóstolos acima de tudo para que “ficassem com ele” (Mc 3,14). Na experiência da comunhão e convivência com os outros vocacionados, os discípulos missionários formam a família de Jesus e experimentam a sua intimidade (Mt 12,49; At 2,42). Somente a efetiva e profunda experiência de comunidade poderá formar o presbítero segundo o modelo deixado por Jesus (PDV, n. 60). O sentido da vida e da missão do presbítero é determinado pela qualidade e profundidade da sua experiência de comunhão (DAp, n. 278). A vida de comunhão, experimentada e exercitada no cotidiano da casa de formação, favorecida e fomentada pela presença do formador, torna-se a fonte de alegria para toda a vida. Esta experiência deve ser aprofundada no presbitério para reavivar sempre no coração do presbítero a razão de sua consagração e lhe oferecer o necessário suporte afetivo para o árduo, e muitas vezes solitário, serviço pastoral.

As motivações para vida comunitária devem ser renovadas constantemente. Suas raízes consistem na natureza da vocação da Igreja chamada e constituída por Deus um povo (LG, n. 9); na essência do ministério presbiteral, que somente pode ser assumido como uma missão comunitária (PDV, n. 17); e na comunhão com Cristo vivida em intimidade pelos seus primeiros discípulos-missionários (Mc 3,14). Dessa raiz excelente, a vida comunitária coloca o formando diante de duas realidades fundamentais na vida do presbítero:

1. a comunhão de fé com o bispo e com todo o presbitério;

2. a partilha da vida com o Povo de Deus, a quem deve estimar, acolher, servir e amar.

A comunidade de formação tem diante dos olhos a realização daquela comunhão que é, ao mesmo tempo, sinal e fruto da comunhão com Deus Pai, no Filho, pelo Espírito (Jo 17,18-18). A Pastores Dabo Vobis afirma: “Os vários membros da comunidade do seminário, reunidos pelo Espírito numa única fraternidade, colaboram, cada qual segundo o dom que recebeu para o crescimento de todos na fé e na unidade, a fim de se prepararem adequadamente para o sacerdócio” (PDV, n. 60). Essa vida de comunidade, iniciada na casa de formação, deve continuar no presbitério para dar à Igreja e ao mundo ‘exemplo luminoso de caridade e de unidade’ (PDV, n. 81).

Objetivos

Entre os objetivos a serem alcançados na formação comunitária no amor à Igreja o formando deve responder concretamente com quatro atitudes básicas:

1. Estar alegremente disponível ao serviço na missão que a Igreja lhe designar;

2. Firmar-se na certeza de que se consagra para a missão e para servir a Igreja e não para atender às necessidades pessoais;

3. Aceitar e valorizar os vários carismas dentro da comunidade presbiteral, contribuindo para o fortalecimento do apelo permanente à missão e da comunhão da Igreja particular;

4. Relacionar-se com as pessoas tendo presente que a manifestação do amor para cada uma, deve significar o amor oblativo de Jesus, caminho para o Pai.

Considerando a natureza comunitária do ministério presbiteral, enfatizada pelo Vaticano II nos documentos (PO, n. 8; OT, n. 4), o formando deve cultivar a capacidade de:

1. conviver e integrar-se em comunidade;

2. assumir gradualmente responsabilidades e desenvolver o espírito de iniciativa;

3. trabalhar em equipe sabendo dar e receber ajuda;

4. reconhecer a necessidade do outro e ser solidário;

5. valorizar o trabalho de outros e saber integrar-se neles;

6. escutar atenta e obedientemente aos formadores e ao bispo.

Meios

Da experiência de vida comunitária vivida na casa de formação e do trabalho pastoral praticado na comunidade de fé, o formando aprofunda a sua experiência de Igreja que, enraizada no Evangelho e na celebração do Mistério do Cristo, responde ao seu chamado na solidariedade com os mais pobres anunciando o Evangelho. A conversão pastoral pedida pela Conferência de Aparecida (DAp, n. 370) exige que a formação dos presbíteros imprima no mais profundo dos formandos a experiência da comunhão em comunidade. Tal experiência requer que o formando seja preparado para acolher a participação dos cristãos leigos e leigas na vida da comunidade e na missão evangelizadora da Igreja (DGAE, n. 175). Procure-se manter, na casa de formação, um clima de confiança e respeito mútuo, de expressão sincera de sentimento, de participação progressiva no planejamento e na disciplina da vida comunitária (CIC, n. 239, § 3). Ajude-se a perceber a dimensão positiva dos conflitos e a procurar a solução deles no diálogo franco e aberto. A vida da comunidade deve preparar o formando para uma vida sacerdotal sustentada pelo exercício do diálogo, pelo respeito às diferenças e pelo trabalho em equipe.

Na aquisição e na administração do dinheiro e dos bens disponíveis para todos na casa de formação, o formando deve ser necessariamente corresponsável, vivendo já os primeiros aprendizados de administração dos bens da Igreja. Todos os riscos de paternalismo, acomodação, aburguesamento, bem como todo desperdício, devem ser evitados. A cada formando, dentro de suas possibilidades ou de sua família, seja pedida uma participação para a sua própria manutenção. O trabalho voluntário, os serviços manuais na casa de formação e trabalhos durante as férias devem ser incentivados para formar o espírito de pobreza e a solidariedade com os mais pobres. O trabalho seja considerado como critério para a formação da vida pastoral e comunitária. A comunidade de formação vive a experiência de uma convivência fraterna e eclesial chamada a criar laços com as famílias e comunidades de origem dos formandos, com os vizinhos e a paróquia onde se localiza, com as paróquias em que os formandos exercem a pastoral e toda a Igreja local (CIC, n. 245, § 2). Os formandos devem ainda ajudar a superar entraves graves à experiência da vida comunitária e fraterna, tais como:

1. atitudes individualistas, narcisistas e comportamentos de isolamento e fechamento;

2. busca de promoção pessoal, espírito de competição;

3. gosto pelo luxo, pela mordomia e aburguesamento;

4. espírito de crítica negativa e submissão por conveniência.

Pelo testemunho de vida fraterna e atuação em equipe, os formadores favorecem a formação para a vida comunitária. Promovam entre os formandos atitudes de respeito mútuo, corresponsabilidade, participação, disciplina comunitária e diálogo.

Veja tembém:

formação humano-afetiva
formação espiritual
formação pastoral-missionária (cf. DMPB, n. 92)
formação intelectual (PDV, n. 42)