Av. Itaú, nº 450, Dom Cabral, 30535-012, Belo Horizonte

Curso de Teologia

CURSO DE TEOLOGIA

           O documento 93 da CNBB assim expressa a respeito dos cursos de Teologia: “A igreja olha com carinho e empenho para os cursos de teologia e manifesta seus anseios e esperanças a propósito deles. No contexto de uma igreja que quer conferir novo vigor à sua dimensão constitutiva de discípula e missionária, os centros e formação teológica revestem-se de importância vital. Sem os mesmos, bem estruturados e qualificados, não é possível oferecer aos futuros presbíteros condições adequadas para uma reta compreensão da revelação, da fé e da missão da Igreja.

(…) É necessário fomentar o estudo e a pesquisa teológica e pastoral frente aos desafios da nova realidade social, plural, diferenciada e globalizada, procurando novas respostas que deem sustentação à fé e à experiência do discipulado dos agentes de pastoral. Cabe aos institutos de teologia zelar para que a formação teológica conserve aqueles eixos unificadores centrais queridos e propostos pela Igreja.

Em tempos de grandes pluralidades de tendências, de interesses, de opiniões e de individualismos, sem uma síntese orgânica e construtiva, é grande o risco de as instituições oferecerem um certo tipo de formação teológica que pode empobrecer seriamente a compreensão da vida e do ministério presbiteral. Haja na organização dos programas de estudo e de ensino, vigilância constante no sentido de superar lacunas e fragmentações no campo da teologia”.

 PUC: Pontifícia Universidade Católica

IFTDJ – Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa

          O Curso de Teologia do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa se destina principalmente à formação de presbíteros para a Província Eclesiástica de Belo Horizonte. Subsidiariamente, está aberto a outras dioceses ou institutos religiosos e a leigos e leigas, mediante carta de apresentação de autoridade religiosa qualificada. Após a divulgação do resultado do processo seletivo, será agendada entrevista com a coordenação do curso.

O Curso de Teologia segue as principais orientações da Igreja Católica para os conteúdos teológicos e do MEC para a forma acadêmica e o reconhecimento civil. Além das disciplinas regulares, o curso possibilita o desenvolvimento do aluno na área da pesquisa teológica destacando-se as edições anuais da Semana Teológica promovidas em parceria com o Instituto Santo Tomás de Aquino e a articulação entre teoria e prática por meio das vivências em estágios pastorais.

CAMPOS DO SABER TEOLÓGICO

O aluno terá a oportunidade de sistematizar o saber teológico cristão e católico em seus vários campos e áreas: Introdução às Sagradas Escrituras e Exegese Bíblica; Teologia Fundamental (Revelação divina, o Tratado da Fé frente ao pluralismo religioso e cultural, Tradição e Escritura); Sistemática (Antropologia Teológica, Tratado da Graça, Trindade, Cristologia, Eclesiologia, Teologia Sacramental e Escatologia); História do Cristianismo e Patrística; Teologia Moral (Religiosa, Social, da Vida e Pessoa e da Sexualidade e Família); Teologia Pastoral (Psicologia Pastoral, Teologia Espiritual, Liturgia, Direito Canônico, Homilética e Gestão Pastoral e Administrativa).

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Assessoria teológica na área pastoral e em pesquisas teológicas.

 

Fonte: www.pucminas.br