Av. Itaú, nº 450, Dom Cabral, 30535-012, Belo Horizonte

Curso de Filosofia

No dizer do documento 93, Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil, “a formação filosófica é um dos elementos constitutivos da formação presbiteral, quer para a adequada interpretação do ser humano e do mundo, da história e da sociedade, do pensamento humano e das correntes culturais e religiosas do nosso tempo, quer como suporte para o diálogo com o mundo contemporâneo, quer para a descoberta da dimensão transcendente da existência.    Segue, portanto, que os institutos de filosofia, além de centros de estudos, voltados primordialmente para a atividade intelectual, são também, por excelência, ambientes de formação vocacional e presbiteral”.

 

PUC: Pontifícia Universidade Católica

IFTDJ – Instituto de Filosofia e teologia Dom João Rezende Costa

          O Curso de Filosofia é ofertado em duas modalidades: bacharelado e licenciatura. O bacharelado é caracterizado pela pesquisa acadêmica, direcionada para os programas de pós-graduação e para a docência superior. A licenciatura, por sua vez, prepara o estudante para o ensino de Filosofia no nível médio. As habilitações oferecem a mesma formação quanto ao conteúdo filosófico. O curso, que fornece fundamentos para a reflexão e conexão entre as várias áreas do saber, tem como objetivo favorecer o exercício do pensamento crítico e o autoconhecimento.

O licenciado e o bacharel em Filosofia deverão ser capazes de despertar nos ambientes de trabalho e de vivência o compromisso com o humano, com a cidadania e com o cosmo.

Áreas de Atuação

O bacharel e o licenciado atuam no debate interdisciplinar e em assessorias variadas no campo da ética, política, cultura e formação humana. O bacharelado se direciona ao magistério superior. A licenciatura habilita para o ensino de Filosofia no nível médio.

O Que se Estuda

O Curso está estruturado em quatro núcleos que contemplam áreas, tais como: fontes primárias da Filosofia; cultura grega; história da Filosofia antiga, medieval, moderna e contemporânea; lógica; antropologia filosófica; metafísica; ética; teoria do conhecimento; Filosofia da ciência; Filosofia política; Filosofia da arte; Filosofia da linguagem; Filosofia da mente; Filosofia da educação; língua grega; língua latina.

Na formação interdisciplinar, destacam-se as áreas de educação, ciências da religião, ciências sociais, psicologia e letras. Além da flexibilização curricular com tutorias, grupos de estudo, seminários de obras e seminários de integração, o Curso conta com várias atividades de extensão, a saber: “Convite ao pensar”; “Semana Filosófica”; “Simpósio sobre Ensino de Filosofia”; “Filosofia com Cinema”; Projeto contra a Corrupção em convênio com o Ministério Público MG; parceria cultural com o CREA-MG.

Campos de Pesquisa

Metafísica e Ética; Lógica e Epistemologia; História da Filosofia; Pesquisa, Metodologia e Ensino de Filosofia.

Admissão ao Curso de Teologia

Serão admitidos à teologia aqueles formandos que manifestarem adequado progresso e processual maturação, ao longo do curso de filosofia, de acordo com sua idade, em relação às 5 dimensões formativas e tudo que se estabelece no projeto de formação inicial da diocese, ao término do bacharelado em filosofia. Para tal é necessário ser aprovado no exame seletivo de vestibular da PUC – MG.

Fonte: wwww.pucminas.br