Av. Itaú, nº 450, Dom Cabral, 30535-012, Belo Horizonte

RETIRO DOS SEMINARISTAS DO PROPEDÊUTICO E DA FILOSOFIA

Dos dias 24 a 27 de fevereiro de 2017, na cidade de Santa Maria de Itabira, no sítio Santo Antônio, aconteceu o retiro espiritual dos formandos do propedêutico e da filosofia. O retiro teve como temática: O ENCONTRO COM CRISTO, e foi orientado pelo padre Eugênio Lima, da Congregação dos padres Teatinos. O encontro foi vivenciado por momentos de reflexão, deserto, silêncio, adoração e profundos momentos de oração na busca de retornar àquele primeiro encontro com o Nosso Senhor Jesus Cristo. Ao fim do retiro, o Seminarista Júlio César nos contemplou com um texto meditativo, fazendo síntese das passagens bíblicas propostas para as orações, propondo que também possamos fazer o nosso encontro com Jesus. Veja abaixo o texto “Encontros” e as fotos de alguns momentos.

 

ENCONTROS

Há encontros na vida que nos marcam profundamente.

Encontros de alegria.

Encontros de tristeza.

Encontros de amigos.

Encontros de famílias.

Encontro de amor.

Enfim, encontros…

A cada encontro somos afetados pelas paixões, por isso as nossas reações são diversas.

Assim foi o encontro de Jesus com Zaqueu ao avisá-lo que iria à sua casa. Zaqueu ficou completamente lisonjeado e se converteu. Cristo veio para os cobradores!

O encontro de Jesus com a samaritana. Ao reconhecer o messias ela bebe da água da vida eterna e seu cântaro transborda. Cristo veio para os que têm sede e fome!

Lembra do encontro de Jesus com a mulher que sofria de hemorragia? Ela tocou em seu manto com tamanha fé que alcançou a cura. Cristo veio para os enfermos!

O encontro de Jesus com os leprosos. Eles acreditaram na palavra de Jesus e foram curados no caminho. Somente um voltou para agradecer. Cristo veio para os ingratos!

E o encontro de Jesus com Lázaro. Jesus acordou o seu irmão da morte. Cristo veio para nos libertar da morte!

O encontro de Jesus com Pedro ao ser condenado. Pedro senti profundamente a dor advinda da traição. Cristo veio para os arrependidos!

O encontro de Jesus com Maria Madalena, a prostituta. Tal encontro foi marcado pelo arrependimento e sinceridade do coração. Cristo veio para os pecadores!

O encontro de Jesus com os dois ladrões na cruz. Momento de incredulidade, por parte de um; e clamor e de piedade, por parte do outro. Cristo veio para os maus e os bons!

São tantos os encontros de Jesus com o seu povo, mas não poderíamos esquecer o encontro de Cristo com a sua mãe rumo ao Calvário. Encontro de dor e de amor. Os seus olhos se entrecruzaram e ali aconteceu o encontro do Divino com o Humano, e o amor incondicional foi derramado. Cristo veio para a humanidade!

E qual encontro queremos ter com Jesus?

Que este seu encontro possa te transformar para melhor!

 

 

 

FONTE: Seminaristas Júlio César e Marcos Motta

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *